Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Escola
Paulista de Medicina (EPM), na mesma instituição concluiu também
residência em Cirurgia Geral (2003) e Urologia (2005). Posteriormente, obteve
os títulos de Mestre (2002) e Doutor (2005) em Ciências, orientados pela professora
Dra. Helena Nader, professora Dra. Lucia Sampaio e professora Sueli Mioko Oba Shinjo.
Ao término do doutorado, realizou especialização (“Fellowship”) em Uro-
Oncologia, com o professor Dr. Miguel Srougi, Hospital Sírio-Libanês, e
posteriormente entrou para sua equipe, sendo assistente do mesmo por
vários anos.
Em 2005, mudou-se para Boston, onde realizou pós-doutorado, pela Harvard Medical School, em cirurgia robótica, onde teve contato com ilustres profissionais da área como Dr. Jim Hu, Dr. Craig Peters, Dr. Hiep Nguyen, Dr. Alan Retik e Dr. Carlos Estrada, durante sua permanência na instituição, o que lhe trouxe um enorme aprendizado, realizou estágio com o Prof. Vipul Patel do Florida Hospital, em Orlando. Tal técnica ainda não realizada no Brasil, Dr Carlo Passerotti foi primeiro, em trazer trazê-la com seu retorno em 2007. A cirurgia robótica, até então, não era realizada no Brasil, o que só foi acontecer um ano após o retorno do Dr. Carlo Passerotti. Em 2008, era o Dr. Carlo quem realizaria o primeiro procedimento com o uso da cirurgia robótica no Brasil. Ele foi convidado a participar das atividades junto a disciplina de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), local onde se tornou médico assistente e participou do treinamento e formação de diversos residentes e alunos.
No HC-FMUSP, iniciou sua participação no programa de pós-graduação, orientando diversos alunos: iniciação científica (12), mestrado (5) e doutorado (12). Realizou sua livre-docência, na mesma instituição, obtendo o título de professor livre-docente. Dr Carlo Passerotti foi contemplado com 4 auxílios de pesquisas regulares, 12 bolsas no país para alunos de pós-graduação e graduação oferecidas pela Fundação de Amparo às pesquisas do Estado de São Paulo.
Atualmente é coordenador da Urologia e Cirurgia Robótica, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo, posição ocupada desde 2009, em São Paulo onde orienta o treinamento de diversos cirurgiões e inclusive, um programa de especialização (“Fellowship”) em cirurgia robótica, voltado para área de Urologia, o qual é validado pelo Ministério da Educação (MEC), em funcionamento desde 2010. Ainda coordena, o antigo “Instituto da Próstata” do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, agora chamado, Centro Especializado em Urologia. O qual atua de forma acolhedora e abrangente, no diagnóstico e tratamento relacionado as doenças Urológicas (Oncologia, Urologia Feminina, Urologia Pediátrica, Litíase, Hiperplasia de Próstata, Disfunção Erétil, etc.).
O atual Centro Especializado em Urologia, foi criado em 2009 e possui atendimento abrangente, compreendendo desde o diagnóstico, o tratamento primário e, também, as complicações decorrentes dos tratamentos, contando também com uma excelente equipe multidisciplinar (enfermagem, fisioterapia, nutricionista, psicologia, etc.).