Pesquisar
Close this search box.

Dr. Carlo Passerotti

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Escola
Paulista de Medicina (EPM), na mesma instituição concluiu também
residência em Cirurgia Geral (2003) e Urologia (2005). Posteriormente, obteve
os títulos de Mestre (2002) e Doutor (2005) em Ciências, orientados pela professora
Dra. Helena Nader, professora Dra. Lucia Sampaio e professora Sueli Mioko Oba Shinjo.

Ao término do doutorado, realizou especialização (“Fellowship”) em Uro-
Oncologia, com o professor Dr. Miguel Srougi, Hospital Sírio-Libanês, e
posteriormente entrou para sua equipe, sendo assistente do mesmo por
vários anos.

Em 2005, mudou-se para Boston, onde realizou pós-doutorado, pela Harvard Medical School, em cirurgia robótica, onde teve contato com ilustres profissionais da área como Dr. Jim Hu, Dr. Craig Peters, Dr. Hiep Nguyen, Dr. Alan Retik e Dr. Carlos Estrada, durante sua permanência na instituição, o que lhe trouxe um enorme aprendizado, realizou estágio com o Prof. Vipul Patel do Florida Hospital, em Orlando. Tal técnica ainda não realizada no Brasil, Dr Carlo Passerotti foi primeiro, em trazer trazê-la com seu retorno em 2007. A cirurgia robótica, até então, não era realizada no Brasil, o que só foi acontecer um ano após o retorno do Dr. Carlo Passerotti. Em 2008, era o Dr. Carlo quem realizaria o primeiro procedimento com o uso da cirurgia robótica no Brasil. Ele foi convidado a participar das atividades junto a disciplina de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), local onde se tornou médico assistente e participou do treinamento e formação de diversos residentes e alunos.

No HC-FMUSP, iniciou sua participação no programa de pós-graduação, orientando diversos alunos: iniciação científica (12), mestrado (5) e doutorado (12). Realizou sua livre-docência, na mesma instituição, obtendo o título de professor livre-docente. Dr Carlo Passerotti foi contemplado com 4 auxílios de pesquisas regulares, 12 bolsas no país para alunos de pós-graduação e graduação oferecidas pela Fundação de Amparo às pesquisas do Estado de São Paulo.

Atualmente é coordenador da Urologia e Cirurgia Robótica, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo, posição ocupada desde 2009, em São Paulo onde orienta o treinamento de diversos cirurgiões e inclusive, um programa de especialização (“Fellowship”) em cirurgia robótica, voltado para área de Urologia, o qual é validado pelo Ministério da Educação (MEC), em funcionamento desde 2010. Ainda coordena, o antigo “Instituto da Próstata” do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, agora chamado, Centro Especializado em Urologia. O qual atua de forma acolhedora e abrangente, no diagnóstico e tratamento relacionado as doenças Urológicas (Oncologia, Urologia Feminina, Urologia Pediátrica, Litíase, Hiperplasia de Próstata, Disfunção Erétil, etc.).

O atual Centro Especializado em Urologia, foi criado em 2009 e possui atendimento abrangente, compreendendo desde o diagnóstico, o tratamento primário e, também, as complicações decorrentes dos tratamentos, contando também com uma excelente equipe multidisciplinar (enfermagem, fisioterapia, nutricionista, psicologia, etc.).