Pesquisar
Close this search box.

Cirurgia robótica: O Robô Da Vinci

O robô Da Vinci revolucionou a maneira como a cirurgia é e será realizada no mundo inteiro.

O robô Da Vinci é considerado uma das mais importantes inovações tecnológicas na medicina deste século.

É um equipamento indicado para cirurgias minimamente invasivas

Utilizando-se de uma plataforma robótica computadorizada, o Da Vinci Surgical System oferece ao cirurgião um aumento enorme em sua capacidade visual através da magnificação de imagem e visão em 3D com qualidade FULL HD.

Com movimentos infinitamente mais precisos e eficazes comandados pela mão humana, ângulos anteriormente impossíveis tornam-se realidade. Rotações de maior amplitude que as das mãos humanas, permitem que menores sejam os espaços dentro dos quais podemos trabalhar minimizando danos.
Correção de possíveis tremores das mãos do cirurgião, trans-iluminação das cadeias linfáticas, simplificação de suturas dentre outras vantagens relativas a recuperação precoce, menor sangramento e tempo de internação.

O robô Da Vinci revolucionou a maneira como a cirurgia é e será realizada no mundo inteiro.

Cirurgia

O médico é quem comanda os procedimentos. Sentado em um console ao lado, na mesma sala, o cirurgião executa os movimentos, que são replicados e aperfeiçoados pelo robô dentro do paciente.

Em geral, ao lado do paciente estão ainda um auxiliar, um instrumentador e um anestesista.

O médico faz a cirurgia sentado, numa posição ergonômica que permite encarar procedimentos bastante longos, se necessário.

Benefícios.

Milhares de pacientes já se beneficiaram com o uso dessa tecnologia.

Veja alguns destes benefícios:

Retorno mais rápido às atividades normais.
Menor tempo de hospitalização.
Incisões mínimas, obtendo menor cicatrizes.
Menor perda de sangue e menos transfusão.

Redução da dor (a maioria dos pacientes não necessita de medicamento para controle da dor após a alta).

Qualificação

Este procedimento somente pode ser realizado por cirurgiões certificados e com treinamento específico, em instituições hospitalares de primeira linha que tenham investido nesse tipo de tecnologia buscando oferecer aos seus pacientes o que a medicina tem de melhor.

Dr. Carlo Passerotti
Dr. Carlo Passerotti

Estudou Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM), e também, mestrado e Doutorado, na Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, Boston, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo, e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.