cropped-Logo-Versao-08.png
Pesquisar
Close this search box.

Estadão destaca nova técnica inovadora para tratar a hiperplasia benigna de próstata

Capturar

O tratamento foi usado pela primeira vez no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em SP

Na última quinta-feira, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em SP, três pacientes foram submetidos ao procedimento não invasivo de uma nova técnica inovadora para tratar a hiperplasia benigna de próstata. O tratamento é feito à base de vapor de água, com menos chance de perda da ejaculação retrógrada, sem os riscos de sangramento ou necessidade de internação do paciente. Ele é uma opção para quem não quer passar pelas cirurgias tradicionais.

O tratamento chegou ao Brasil através do Dr. Carlo Passerotti, Urologia e coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O tratamento inovador para hiperplasia prostática benigna ‌

A técnica foi demonstrada recente na Costa Rica, na América Central e atualmente, poucos urologistas são certificados para realizar esse procedimento. O procedimento é feito em ambulatório e o paciente é liberado no mesmo dia. “Nós fazemos o procedimento a partir do canal no pênis do paciente e injetamos vapor de água quente na próstata. Com isso, a próstata murcha e acaba regredindo as células e diminuindo a obstrução”, explica o Dr. Carlo.

Procedimento diminui efeitos colaterais

Os efeitos colaterais com os tratamentos usados até agora, diminuem muito com essa nova técnica. Sintomas como incontinência urinária, impotência e, principalmente, a ejaculação retrograda.

A ejaculação que invés de sair o líquido para fora, acaba indo para a bexiga. “É um procedimento relativamente simples que pode auxiliar os pacientes com hiperplasia a ter uma melhora na qualidade de vida sem causar os efeitos colaterais comuns tanto com uso dos remédios, quanto com os procedimentos que já existem”, finaliza o médico.

O Dr. explica ainda que essa nova técnica é uma forma de atender ao paciente que quer fazer uma cirurgia mais rápida e sem precisar tomar remédio. “Cabe muito bem para o paciente que prefere fazer uma cirurgia mais simples para resolver o problema e não quer ficar tomando remédio”, afirma Carlo Passerotti, coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O que é Hiperplasia Prostática Benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição comum em homens e quanto maior a idade, mais frequente fica, e é caracterizada pelo crescimento excessivo da próstata. A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz localizada abaixo da bexiga, e ela abraça o canal da urina (uretra). À medida que os homens envelhecem, a próstata pode aumentar de tamanho e comprimir a uretra, causando sintomas irritativos ou obstrutivos.

Saiba mais no Portal do Estadão, acessando no link abaixo:

https://www.estadao.com.br/saude/crescimento-da-prostata-hospital-de-sp-usa-pela-1-vez-tecnica-menos-invasiva-veja-como-funciona/

Dr. Carlo Passerotti
Dr. Carlo Passerotti

Estudou Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM), e também, mestrado e Doutorado, na Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, Boston, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo, e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Precisa de Ajuda?

Entre em contato