Pesquisar
Close this search box.

Entendendo o procedimento REZUM: uma abordagem inovadora para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna 

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum que afeta muitos homens à medida que envelhecem, causando sintomas incômodos como dificuldade para urinar, necessidade frequente de urinar à noite e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Felizmente, avanços na medicina têm proporcionado novas opções de tratamento menos invasivas e mais eficazes. Entre elas está o procedimento REZUM, uma técnica inovadora que pode transformar a qualidade de vida dos pacientes. 

 

Como funciona o REZUM? 

O Dr. Carlo Passerotti, renomado urologista, explica que o REZUM é um procedimento simples e pouco invasivo, realizado em ambiente ambulatorial e sem necessidade de internação. A técnica utiliza vapor de água quente para tratar a próstata aumentada.  

“Injetamos vapor de água quente na próstata. Com isso, ela murcha, as células regridem, e temos uma diminuição da obstrução”, detalha o Dr. Passerotti. A aplicação do vapor de água provoca a morte das células prostáticas em excesso, levando à redução do volume da próstata e aliviando a pressão sobre a uretra. Isso resulta em melhora significativa dos sintomas urinários.  

Vantagens do procedimento 

Uma das grandes vantagens do REZUM é a sua simplicidade e rapidez. O procedimento geralmente duro apenas alguns minutos, e o paciente é liberado no mesmo dia, sem a necessidade de internação prolongada. Além disso, por ser minimamente invasivo, o REZUM tende a ter menos complicações e efeitos colaterais em comparação com outras opções de tratamento, como medicamentos e cirurgias mais invasivas. 

“É um procedimento relativamente simples e que pode auxiliar os pacientes com hiperplasia a ter uma melhora na qualidade de vida sem os efeitos colaterais comuns que o uso dos remédios e outros procedimentos que existem causam”, afirma o Dr. Passerotti. 

A importância de procurar ajuda médica 

O Dr. Carlo Passerotti ressalta a importância de procurar assistência médica aos primeiros sinais de HPB. A detecção precoce e o tratamento adequado são cruciais para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida. Ignorar os sintomas pode levar a problemas mais graves, como infecções urinárias, danos à bexiga e até insuficiência renal. 

Para entender melhor como o REZUM funciona e visualizar o procedimento, assista ao vídeo explicativo que preparamos. Lembre-se: cuidar da saúde é um investimento no seu bem-estar futuro. 

Procure um urologista e informe-se sobre as opções de tratamento disponíveis. O REZUM pode ser a solução que você precisa para voltar a viver sem os incômodos da hiperplasia prostática benigna. 

Autor: Dr. Carlo Passerotti 

Urologista especializado em tratamentos minimamente invasivos para condições urológicas, comprometido com a melhora da qualidade de vida de seus pacientes. 

Saiba mais sobre o tratamento acessando nos links logo abaixo 

Dr. Carlo Passerotti
Dr. Carlo Passerotti

Estudou Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM), e também, mestrado e Doutorado, na Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, Boston, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo, e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.