cropped-Logo-Versao-08.png
Pesquisar
Close this search box.

Entendendo a Urologia: O papel do urologista

A urologia é uma especialidade médica frequentemente associada ao tratamento de condições exclusivamente masculinas.
Urologia

A urologia é uma especialidade médica frequentemente associada ao tratamento de condições exclusivamente masculinas, mas isso não é totalmente verdade. Embora seja verdade que os urologistas têm um papel fundamental no cuidado da saúde masculina, essa especialidade também abrange condições que afetam ambos os gêneros.

Neste blog, vamos explorar o que faz um urologista, quais doenças eles tratam, os exames mais comuns solicitados por esses profissionais e quando procurá-los. Além disso, destacaremos o trabalho do renomado urologista brasileiro Dr. Carlo Passerotti.

O que faz um urologista?

O urologista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam o sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) e o sistema reprodutor masculino (testículos).

Assim, atendem tanto pacientes do sexo masculino quanto do sexo feminino, embora a maior parte de sua prática clínica esteja relacionada aos homens.

Doenças tratadas pelo urologista:

Os urologistas tratam uma ampla variedade de condições, incluindo:

1 – Infecções do trato urinário (ITU)

2 – Pedra nos rins

3 – Cistite

5 – Hiperplasia benigna da próstata (HBP)

6 – Câncer de próstata

7 – Câncer de rim

8 – Câncer de testículo

10 – Disfunção erétil

11 – Infertilidade masculina

Exames comuns solicitados pelos urologistas

Os urologistas podem solicitar uma variedade de exames para auxiliar no diagnóstico e tratamento das condições mencionadas acima. Alguns dos exames mais comuns incluem:

1 – Exame de urina

2 – Ultrassonograma do trato urinário

3 – Tomografia computadorizada do abdômen e da pelve

4 – Ressonância magnética

5 – Cistoscopia

6 – Urodinâmica

7 – Biópsia da próstata

Quando procurar um urologista:

É aconselhável procurar um urologista se você tiver sintomas que sugiram problemas no trato urinário ou no sistema reprodutor masculino, como dor ou dificuldade ao urinar, sangue na urina, dor nos rins ou na região lombar, incontinência urinária, disfunção erétil, infertilidade ou alterações no tamanho, ou na consistência dos testículos.

Dr. Carlo Passerotti
Dr. Carlo Passerotti

Estudou Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM), e também, mestrado e Doutorado, na Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, Boston, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo, e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Precisa de Ajuda?

Entre em contato