Pesquisar
Close this search box.

Dr. Carlo Passerotti: Pioneiro na Cirurgia Robótica no Brasil 

A medicina é uma área em constante evolução, e no Brasil, um dos médicos que tem se destacado no cenário internacional é o Dr. Carlo Passerotti.

A medicina é uma área em constante evolução, e no Brasil, um dos médicos que tem se destacado no cenário internacional é o Dr. Carlo Passerotti. Especialista em urologia e pioneiro na cirurgia robótica no país, Dr. Passerotti é altamente respeitado na sua área de atuação. Neste blog, iremos apresentar o trabalho revolucionário do Dr. Passerotti, explicar o que é a cirurgia robótica, suas vantagens e desvantagens e como é o pós-operatório da cirurgia robótica de próstata. 

O que é a cirurgia robótica? 

A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema robótico para auxiliar o cirurgião durante o procedimento. O médico opera sentado em uma estação de controle, de onde manipula os braços robóticos com precisão milimétrica. O sistema proporciona uma visão tridimensional e ampliada do campo cirúrgico, em até 10 x, o que permite ao cirurgião realizar movimentos mais precisos e delicados. 

Cirurgia robótica x laparoscopia 

A cirurgia robótica é frequentemente comparada à laparoscopia, outra técnica minimamente invasiva. Ambas utilizam pequenas incisões e câmeras para auxiliar o médico durante o procedimento, evitando cortes grandes e reduzindo o tempo de recuperação. Entretanto, a cirurgia robótica apresenta algumas vantagens em relação à laparoscopia, como maior precisão, movimentos mais delicados e menor tremor.  

Segurança da cirurgia robótica 

A cirurgia robótica é considerada uma opção segura, especialmente quando realizada por profissionais capacitados, como o Dr. Carlo Passerotti. Estudos demonstram que a cirurgia robótica pode reduzir a incidência de complicações, o tempo de internação e a necessidade de transfusões sanguíneas. 

Cirurgia robótica de próstata 

A cirurgia robótica de próstata, também conhecida como prostatectomia robótica, é um procedimento utilizado para tratar o câncer de próstata. Durante a cirurgia, o médico remove a próstata, a vesícula seminal e, caso necessário, os linfonodos. A cirurgia robótica proporciona uma abordagem menos invasiva, com menor risco de sangramento e menor tempo de recuperação. Atualmente, é a técnica mais moderna existente para o tratamento dessa neoplasia e já é realizada em mais de 90% dos pacientes, nos grandes centros, pelo Mundo. 

Vantagens da cirurgia robótica 

– Menor risco de complicações e infecções 

– Menor sangramentos e necessidade de transfusões sanguíneas 

– Menor dor pós-operatória 

– Menor tempo de internação e recuperação mais rápida 

– Melhor resultado estético devido às incisões menores 

– Pode auxiliar na preservação dos nervos da ereção e nos músculos da continência. 

Dr. Carlo Passerotti
Dr. Carlo Passerotti

Estudou Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM), e também, mestrado e Doutorado, na Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, Boston, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo, e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.