Pesquisar
Close this search box.

Dr. Carlo Passerotti fala sobre o novo tratamento de próstata na Rádio Jovem Pan

Na Rádio Jovem Pan, o Dr. Carlo Passerotti compartilhou informações valiosas sobre o novo tratamento de próstata. Não perca essa entrevista esclarecedora!

A hiperplasia prostática é caracterizada pelo aumento da próstata. Se não for tratada, pode causar problemas na bexiga ou nos rins.

Um tratamento inovador para hiperplasia prostática benigna 

A técnica foi demonstrada recente na Costa Rica, na América Central e atualmente, poucos urologistas são certificados para realizar esse procedimento. O procedimento é feito em ambulatório e o paciente é liberado no mesmo dia. “Nós fazemos o procedimento a partir do canal no pênis do paciente e injetamos vapor de água quente na próstata. Com isso, a próstata murcha e acaba regredindo as células e diminuindo a obstrução”, explica o dr. Carlo.  

O primeiro caso realizado no Brasil

Na final do mês de junho, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em SP, três pacientes foram submetidos ao procedimento não invasivo de uma nova técnica inovadora para tratar a hiperplasia benigna de próstata. O tratamento é feito à base de vapor de água, com menos chance de perda da ejaculação retrógrada, sem os riscos de sangramento ou necessidade de internação do paciente. Ele é uma opção para quem não quer passar pelas cirurgias tradicionais.

O que é Hiperplasia Prostática Benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição comum em homens e quanto maior a idade, mais frequente fica, e é caracterizada pelo crescimento excessivo da próstata. A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz localizada abaixo da bexiga, e ela abraça o canal da urina (uretra). À medida que os homens envelhecem, a próstata pode aumentar de tamanho e comprimir a uretra, causando sintomas irritativos ou obstrutivos.

Confira a entrevista completa, clicando no link abaixo.

Jovem Pan

Dr. Carlo Passerotti
Dr. Carlo Passerotti

Estudou Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM), e também, mestrado e Doutorado, na Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, Boston, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo, e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.